Não é surpresa ver cuidadores familiares (pais, mãe, tios e avós) e professores preocupados com o baixo desempenho na alfabetização de suas crianças e quando isso ocorre, perguntam-se: O que fazer para ajudar?
Aqui quero chamar à atenção da família, em especial que o processo de alfabetização é um processo que inicia antes da série escolar que leva este nome e perdura por toda a vida. Durante toda a vida o ser vai ampliando sua leitura de mundo e assim completando sua alfabetização no sentido amplo da palavra.
Seria interessante elencar aqui os principais preditores na aquisição da leitura e da escrita, os quais servirão de base a construção deste aprendizado sistematizado e ensinado nas escolas, e estes são:
– Reconhecimento das letras do alfabeto;
– Memória de trabalho ou memória operacional;
– Consciência fonológica
– Processamento fonológico
Mas, essa seria uma informação técnica para o conhecimento dos professores que lidam com alfabetização inicial aos 5/6anos.
E a família? Como pode ajudar na construção desses saberes?
É simples, a família pode construir um ambiente alfabetizador natural em casa, e neste as crianças se desenvolvem naturalmente, levando em consideração crianças típicas (sem transtornos do neurodesenvolvimento).
As práticas do ambiente familiar alfabetizador, deverão ser:
-Construção e prática cotidiana de leitura em casa com a criança e para a criança;
-Dar voz e vez para que os pequenos falem, se expressem e questionem sobre a vivência e compreensão de mundo;
-Ter em casa livros, revistas em quadrinhos e clássicos infantis;
-Explorar idas a museus, cinemas e parques naturais, zoológicos;
-Manter os aparelhos eletrônicos sob supervisão e limite de uso.
– Participar da vida escolar das crianças desde a educação infantil;
-Estar atenta às observações dos professores e em caso necessário b uscar intervenção precoce para as dificuldades de aprendizagem que possam surgir.
Uma pesquisa de estudo científico realizado por Catts et al (1997) apontou
Que 70% das crianças que no final do 2º ano do ensino fundamental tinham dificuldades na leitura, já apresentavam déficits de linguagem no ensino infantil.
Isso nos leva a considerar a importância do olhar cuidadoso na educação infantil de nossas crianças, não delegando a responsabilidade somente para os professores.
Mara Elisa Rosas/Psicopedagoga Clínica.
ABPp 1586/Ba