FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INFÂNCIA,
A QUESTÃO DA AUTONOMIA
A Neurociência já evidenciou que a primeira infância (período de 0 a 06 anos) é um período sensível de bases para as aprendizagens e habilidades necessárias para uma vida adulta com qualidade na saúde física e emocional e inclusive financeira.
O que a maioria dos pais não sabem é que a construção da autonomia também inicia nesta fase.
Aprender a construir reflexões e ter autonomia são capacidades intrinsicamente relacionadas ao desenvolvimento das funções executivas que dependem para bem se desenvolverem, das experiências ofertadas pelo ambiente familiar e escola, vivenciados pela criança.
“Ter autonomia significa não apenas possuir independência, mas também estar inserido na sociedade, assumir consequência por decisões tomadas e possuir responsabilidades.” (NCPI)
O ambiente favorável ao desenvolvimento da autonomia e consequentemente fortalecimento das funções executivas, pode começar com a atitude dos pais que incentivam os filhos a lidarem com seus prórpios desafios da infância (simples para os pais e desafiadores para os pequenos) Com isso eles tambémse autodesafia, a não optarem por uma educação protetora em demasia que impeçam seus filhos de assumirem suas pequenas responsabilidades e assim fortalecerem sua capacidade de criar soluções para os seus desafios frequentes da vida adulta.
Quanto à escola, saber reconhecer as capacidades de aprendizagem e respostas de cada aluno, mesmo que algum destes possam apresentar dificuldades ou mesmo limitações, oferecendo a cada um possibilidadaes de crescimento individual, considerando cada ser, isto fazendo apoiando sua metodologia na ciência e na afetividade, bases irrefutáveis ao desenvolvimento humano.
Assim sendo, podemos mesmo contribuir para o desabrochar das potencialidades das infâncias que reverberarão na vida adulta.
Mara Elisa Rosas/Psicopedagoga.